quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Passa para o pretérito perfeito simples - Crossword Labs

Passa para o pretérito perfeito simples - Crossword Labs

* Feito com o software Crossword Lab (Muito simples de usar para criarem as vossas próprias palavras cruzadas)

Cliquem na ligação, e a seguir:

- Across: filas. Estas palavras estão em presente e têm de passar para o passado, mantendo a mesma pessoa.

-Down. Colunas. Ídem.

Ao clicar sobre cada uma das palavras de pista, ficam marcadas a azul as casas onde devem escrever a resposta. Em "Answer key" podem verificar todas as respostas, e mesmo criar um pdf.

Já me dirão se tudo trabalha bem, pois é a primeira vez que faço esta atividade no blogue.

Favela ou comunidade?


FAVELA OU COMUNIDADE?


Jornal da Record -06/06/13- Favela ou Comunidade? - Parte 4




Preenche com as informações requeridas 

* [Podes verificar depois a chave no fim da postagem]
 
1) Origem de dona Genésia

2) Condições da habitação em que morava dona Cleide em Heliópolis

3) Tipo de habitação comum na favela

4) Divisões da antiga habitação de dona Genésia

5) Divisões da casa atual de dona Genésia

6) Divisões de casa atual de dona Cleide

7) Ocupação atual de dona Genésia

8) Formação de dona Cleide

9) Número de crianças atendidas nas creches da comunidade

10) O que é que as crianças comem?

11) Princípio pedagógico da creche

12) Inseto citado por um menino

13) Qualificativos usados para as crianças

14) Qual é o orgulho dos estudantes?

15) Meios de transporte que os meninos constroem

16) Percurso biogŕafico do educador

Outros episódios da mesma série

Jornal da Record -07/06/13- Favela ou Comunidade? - Parte 5 

 

Jornal da Record -05/06/13- Favela ou Comunidade? - Parte 3 

 

Jornal da Record -03/06/13- Favela ou Comunidade? - Parte 1 

 

Jornal da Record -04/06/13- Favela ou Comunidade? Parte 2 

  


CHAVE



Origem de dona Genésia
Pernambuco, sertão

Condições da habitação em que morava dona Cleide em Heliópolis

Havia um banheiro que a gente dividia. Tinha três cômodos [quartos, BR] e banheiro.

Tipo de habitação comum na favela

Casebre, barraco

Divisões da antiga habitação de dona Genésia

Havia um banheiro que a gente dividia. Tinha três cômodos [quartos, BR] e banheiro.

Divisões da casa atual de dona Genésia

Quartos, bagunça, cozinha, espaço da bagunça, banheiro

Divisões de casa atual de dona Cleide

Cômodos, sacada.

Ocupação atual de dona Genésia

Ajuda a administrar as creches

Formação de dona Cleide

É formada em ciências contáveis e psicologia. Hoje, presidente de união de moradores.

Número de crianças atendidas nas creches da comunidade

Mais de 1200.

O que é que as crianças comem?

Arroz com feijão e salada

Princípio pedagógico da creche

Trabalham a autonomia da criança

Inseto citado por um menino

Barata

Qualificativos usados para as crianças

Saudável, que se alimentam bem, que se divertem, têm lazer, participativas, querem mostrar tudo

Qual é o orgulho dos estudantes?

Aula de robôtica

Meios de transporte que os meninos constroem

caminhão (Pt – camião), trator

Percurso biogŕafico do educador

Foi aluno a contra-gosto. Depois virou professor.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Os portugueses de Champigny-Sur-Marne

Nas aulas destes dias debruçamo-nos sobre os périplos vitais dos migrantes portugueses na França, nomeadamente no que diz respeito à habitação. Champigny-sur-Marne é uma das cidades que mais migrantes portugueses recebeu.


Nas aulas pudemos ver imagens dos bidonvilles (bairros de lata) franceses, muitas das quais foram tiradas pelo fotógrafo Gérald Bloncourt. Cá há uma entrevista com ele, mais em francês do que em português.

Neste blogue podem ver algumas das imagens referentes a Portugal, e têm acesso para uma reportagem do Público sobre essa experiência - recomendo que leiam. Uma exposição foi feita em Lisboa com base nessas imagens.

Já em francês, têm cá um site com muita documentação sobre a emigração portuguesa na França.

No que diz respeito ao vocabulário da casa e habitação, recomendo-vos esta ferramenta do Expresso para conhecer diversas casas tradicionais de Portugal e ampliar o vocabulário nesse sentido. 

Por último, queiram cá aprender algo de frantuguês.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Software para criar mapas mentais

Como já sabem, faremos uma atividade com mapas mentais para trabalhar o vocabulário da casa. O objetivo é testar novas formas de aprendizagem do vocabulário.


Deixo aqui as referências de alguns programas úteis para criar mapas mentais com o computador. Cada um tem caraterísticas específicas, podem experimentar.

É claro que os mapas mentais também se podem fazer manualmente (como de facto faremos nas aulas): as ligações que deixo em baixo são para quem gostar mais de ferramentas informáticas. Se alguém experimenta alguma, agradeço que me envie um email com algum comentário sobre a experiência.

O Exam time tem uma versão em português do Brasil, e permite criar cartões para aprender vocabulário, além de mapas mentais.

Eis mais alguns:

Mindmaps, online e muito simples.

Flowcharmaker

Freemind

Bubbl

Text2mindmap

Em português, uma lista de 7 programas comentados.

Uma lista bastante exaustiva (em inglês) de ferramentas deste tipo, incluindo no fim aplicativos para telemóveis. 

Pesquisando na Web, podem encontrar montes de imagens de mapas mentais (É só procurar "Mapas mentais" (para resultados em português) ou "Mind map". Deixo cá uma imagem. Peço desculpa por o mapa estar em inglês, mas não achei mapas em português com autorização para divulgação não comercial, a qual sim tinha este aqui, que é bem giro.

Fonte da imagem em baixo: www.flickr.com

 (* A imagem está etiquetada para reutilização não comercial sem modificação)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Protestos dos reformados

Porque protestam os reformados portugueses? Identifica as razões do protesto e os argumentos para estarem revoltados. 

Aderirias a um protesto similar na Galiza? Porquê?


Inquérito:



1. Onde é que eles protestam?

2. Porque é que protestam?

3. Quem é o responsável do governo?

4. Que argumentos usam os reformados?

5. Que problemas é que enfrentam no dia-a-dia?

6. Partido político e sindicato citados:

7. Como acabou a manifestação?

8. Tipo de eleições que se vão realizar. 




Chave: 

1. Onde é que eles protestam? 
No Rossio (Praça do Rossio)

2. Contra o que é que protestam? 
Cortes nas pensões

3. Quem responsável do governo é citado? 
Passos Coelho

4. Que argumentos usam os reformados?
Cumpriram zelosamente
Fizeram os descontos
Descontaram o que foi exigido
Os cortes são inconstitucionais

5. Que problemas é que enfrentam no dia-a-dia?
Perdem cada vez mais dinheiro
Não conseguem ajudar os filhos

6. Partido político e sindicato citados:

7. Onde acabou a manifestação?
Marcharam ao Ministério das finanças

8. Tipo de eleições que se vão realizar.
Autárquicas.


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Terceira idade - Relações Sociais


Vejam cá um documentário de grande qualidade e um vídeo sobre a diversidade de população, a terceira idade e o envelhecimentos da população portuguesa, que provavelmente não conseguiremos ver nas aulas por falta de tempo.

Há na Internet mais documentários da série "Portugal, um retrato social", para quem tiver interesse.

Portugal, um retrato social (Gente diferente)




Envelhecimento ativo: