sexta-feira, 21 de março de 2014

Joãzido da Xijão, A décima ilha dos Açores

A tarefa consistia em descrever a décima ilha dos Açores, aquela que tantas pessoas sonharam. Dali, da ilha de Joãozido da Xijão, Leonardo (nível básico) envia-nos este relato do seu dia-a-dia. O único mapa que temos da ilha foi reproduzido neste post. Podem visitar a peça original na bela cidade de Florescência, mesmo ao pé do cais. 

Os meus cumprimentos a todos os/as Joãozidenses que nos leiam! 

Dia-a-dia de um burriqueiro na ilha de Joãzido

A vida em Joãzido decorre tranquila e vagarosa. O meu é um trabalho calmo, rotineiro, mas muito importante: sou burriqueiro.

Costumo acordar muito cedo, por volta das 5 da manhã, antes de amanhecer. Pego no meu burrinho e vou montado nele com parcimónia até ao cais da capital, Florescência. Ali apanho as cartas que chegam de barco e depois começa o meu percurso pela ilha. Joãzido não tem estradas. Portanto, a melhor maneira de ir de uma povoação a outra é de burro. É um meio de transporte lento, mas seguro.

Saio de Florescência às 7h00, quando o dia já está raiando. Com os alforjes cheios do correio, o burro vai andando por trilhos poeirentos. Eu caminho ao pé dele.

O primeiro alto no caminho é Esquisita, uma aldeia de só 20 habitantes. Os primeiros em me receber são sempre os cães e as crianças. Depois são as mães que se chegam, comprovam se houve carta e perguntam pelas notícias da capital e do mundo. Como vocês veem não apenas trago o correio, mas também mantenho a conexão das aldeias com a civilização.







A última aldeia da ilha é a Falésia. Chama-se assim porque está encostada a uma enorme ribanceira por cima do mar. É a aldeia menor e mais remota da ilha. Tem em total 2 famílias que somam 7 habitantes.

Costumo chegar lá tarde, por volta das 18h00, cumprimento toda a gente e falo um bocadinho com eles. Depois convidam-me a jantar, e ao finalizar, à noitinha, retorno à capital.

No verão a minha vida muda bastante. Continuo a fazer o mesmo percurso diário, mas nesse tempo também levo os turistas que chegam à ilha dum lugar a outro. Eles vão montados nos seus burrinhos e sou eu que guia a procissão por todo Joãzido.

A época mais dura e difícil do ano é o inverno. As tempestades e as trovoadas, com frequência não me permitem fazer o trabalho. A ilha fica quase isolada, não chegam embarcações, não há noticias e ninguém sabe o que está acontecer no mundo. Nesse momento Joãzido é mais ilha do que nunca.

2 comentários:

  1. Adoro a sua história, eu gostaria de viver nessa ilha, na cidade tudo está indo muito rápido e não há tempo para desfrutar da natureza

    ResponderEliminar
  2. Tal vez algum dia conte um bocado da extraordinária história de Joãzido e de porque a população mulata da ilha fala uma curiosa variante de Euskera.

    ResponderEliminar