terça-feira, 3 de junho de 2014

Sou um rio - O Minho



Os rios da Lusofonia continuam a falar com a ajuda dos estudantes do nível intermédio. Eis mais um exemplo, este de uma aluna da turma das 19h30.

* Reparem em que os nomes compostos de espécies zoológicas e botânicas se escrevem com hífen, ao abrigo do acordo ortográfico.  

Sou o Rio Minho. Sou um dos mais pequenos da Península Ibérica, mas sou o mais importante, porque algum dia conseguirei unir Portugal e a Galiza.
 

Há muito tempo que ouço falar nas minhas duas margens, ou talvez ouço murmúrios sobre a semelhança de galegos e portugueses. Ah!, a língua é muito parecida!


Eu tento que os dois povos se unam através do traço que faço no meu leito cheio de água. O meu caudal de água é a linha que une muitas aldeias e cidades do Minho Norte e Minho Sul.


Sempre me sinto contente, volto a nascer e a passar por Melgaço, pois é então que sinto o murmúrio das gentes de Rosalia de Castro por um lado, e das gentes de Camões pela outra beira.



Fonte da fotografia: riosdeportugal.webnode.pt
(Imagem etiquetada com licença de uso sem fins lucrativos)
Ofereço os meus presentes a todos estes povos por igual:  a mesma água; e além disso, truta, lampreia, enguia e salmão.


Preocupa-me o aumento de poluição fluvial, que pode provocar a morte de muitos peixes.


De tanto falar com as duas beiras desde Melgaço, volto-me rouco, mas aceito o destino da minha morte a caminho do Atlântico,  apesar de que logo voltarei a nascer.


Até à próxima, quando eu voltar a nascer. 


Sem comentários:

Enviar um comentário