sexta-feira, 8 de abril de 2016

Um infinitivo muito pessoal

É um dos ícones linguísticos do português, do galego, do portugalego: infinitivo flexionado, conjugado, ou pessoal. Enquanto noutras línguas o infinitivo é qualquer coisa de aborrecido, em português o tempo humaniza-se, incorporando terminações, como outros tempos verbais. Flexionar os infinitivos é como conseguir que as pedras falem. Vamos então ouvir as pedrinhas falarem!

Reparei hoje nas aulas que havia alguma dificuldade com este tempo tão versátil. Deixo-vos cá uma atividade que também podem fazer na Aula Virtual (Exercícios: infinitivo pessoal).

É conveniente que eles escrevam > É conveniente [eles escreverem]

No caso de "eu", "ele", "ela" ou "você" incluir o sujeito antes do infinitivo ajuda a esclarecer:

Ela esperou até eu chegar / Eu esperei até ela chegar / Vou esperar até você chegar

Convém reparares bem no tipo de palavras que costumam preceder um infinitivo: preposições, é bom, é convenientes, antes de, depois de, etc. Repara que não costuma haver um "que" antes do infinitivo:

Não quer vir a casa porque é tímida > Não quer a casa por ela ser tímida.

Por último, repara no verbo pedir e no verbo dizer:

Ele pediu-me que viesse > ele pediu-me [para eu vir]

Ele disse-me que viesse > ele disse-me [para eu vir]

* O segundo uso, de dizer, nomeadamente, é bastante coloquial, mas é bom ficarem a saber.

Transforma as frases com verbo flexionado em frases com infinitivo pessoal.

1. Convém que (vocês) escrevam muito até à data do teste > Convém vocês (1 palavra) _______ muito até à data do teste.

2. Poucas pessoas viajam à Islândia pelo facto de que os voos são caros > Poucas pessoas viajam à Islândia pelo facto de (3 palavras) ____________ caros.

3. Escreveu uma carta para que elas lessem > Escreveu uma carta para (2 palavras) ____________

4. Pediu-me que fosse com ela ao cinema > Pediu-me para (2 palavras) ________ com ela ao cinema.

5. Espero na estação de camionagem até que vocês cheguem > Espero na estação de camionagem (3 palavras) _______________

6. Compraram-nos vários livros para que léssemos > Compraram-nos vários livros para (2 palavras) _____________

7. É conveniente que ela não se esqueça de entregar os documentos > É conveniente (4 palavras) _______________ de entregar os documentos

8. Apesar de que são um bocado lentos, adoro os filmes de Manoel de Oliveira > (3 palavras) ______________ um bocado lentos, adoro os filmes de Manoel de Oliveira
9. Quero acabar o trabalho antes de que os convidados cheguem > Quero acabar o trabalho antes de (3 palavras) ___________________________

  1. No caso de que queiram mais informações, escrevam > No caso de (1 palavra) __________ mais informações, escrevam.
[Agradeço que deixem um comentário caso detetem alguma imprecisão ou gralha no texto]

CHAVE

1. Convém que (vocês) escrevam muito até à data do teste > Convém vocês (1 palavra) [escreverem] muito até à data do teste.

2. Poucas pessoas viajam à Islândia pelo facto de que os voos são caros > Poucas pessoas viajam à Islândia pelo facto de (3 palavras) [os voos serem] caros.

3. Escreveu uma carta para que elas lessem > Escreveu uma carta para (2 palavras) [elas lerem]

4. Pediu-me que fosse com ela ao cinema > Pediu-me para (2 palavras) [eu ir] com ela ao cinema.

5. Espero na estação de camionagem até que vocês cheguem > Espero na estação de camionagem (3 palavras) [até vocês chegarem]

6. Compraram-nos vários livros para que léssemos > Compraram-nos vários livros para (2 palavras) [nós lermos]

7. É conveniente que ela não se esqueça de entregar os documentos > É conveniente (4 palavras) [ela não se esquecer] de entregar os documentos

8. Apesar de que são um bocado lentos, adoro os filmes de Manoel de Oliveira > (3 palavras) [apesar de serem] um bocado lentos, adoro os filmes de Manoel de Oliveira

9. Quero acabar o trabalho antes de que os convidados cheguem > Quero acabar o trabalho antes de (3 palavras) [os convidados chegarem]

10. No caso de que queiram mais informações, escrevam > No caso de (1 palavra) [quererem] mais informações, escrevam.

Sem comentários:

Enviar um comentário