quinta-feira, 3 de abril de 2014

DIÁLOGO ENTRE SãO FROILÃO E O LOBO


Iván, do nível Básico, por iniciativa própria, recuperou da Aula Cesga esta tarefa que costumavam fazer os estudantes de português da EOI da Lugo para trabalhar a identificação pessoal e apresentações. Muito obrigado a ele por pegar neste velho tópico. Deixo cá as instruções da tarefa para o caso de que alguém mais se anime. 
Instruções: 
Diálogo entre São Froilão e o lobo
São Froilão vem de Leão a caminho de Lugo. Encontra-se com o lobo nas montanhas dos Ancares e iniciam um diálogo:
- Cumprimentam.
- Apresentam-se.
- Cada um deles quer saber o que é o outro anda a fazer.
- S.Froilão pede ajuda ao lobo para carregar os alforges do seu burro.
- Chegam ou não chegam a um acordo.
- Despedem-se.
Durante o diálogo terás de incluir, pelo menos, uma pergunta-eco do género de "Não é?" ou "Pois não?" 

Diálogo entre S.Froilão e o Lobo
Quando o Lobo Lupo chegou à sua toca, depois de ter passado toda a manhã tentando caçar algo sem resultado, encontrou-se um homem a dormir à frente dos arbustos que tapavam a entrada da sua toca.
- Bom dia, senhor. Se fosse tão amável, afastava-se da porta da minha casa para eu poder entrar?
- Bom dia, senhor lobo. Sim, desculpe bom lobo, estava tão cansado que nem reparei onde fiquei a dormir.
- Eu sou o lobo Lupo. O senhor está a fazer uma viagem?
- Prazer em conhecê-lo. Eu sou são Froilão. Sim, há já uma semana que saí de Leão, e dirijo-me a Lugo.
- O que é que o senhor vai fazer a Lugo?
- Tive notícia de que minha mãe está enferma e vou visitá-la. E tú, moras cá, não é?
- Sim. Eu costumava fazer parte duma alcateia de lobos, mas quando o meu pai, o macho alfa da alcateia, morreu, o meu tio fez-se com o poder, botou-me do grupo e agora vivo aqui sozinho, entregado à vida contemplativa e à meditação.
- Já vejo que tens muito tempo livre, vou-te propor uma coisa: o meu burro está comigo muitos anos a me fazer um grande serviço e como ja é algo velho, queria-o deixar em liberdade na floresta. Gostarias tu de me levar os alforges e acompanhar-me na minha viagem?
- Gostaria muito de ser o teu parceiro e viajar contigo.
- Fico muito contente de ouvir isso. Então, e se começamos já a nossa viagem juntos?
- Vamos embora!

Fonte da imagem: serafunen.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário