segunda-feira, 21 de abril de 2014

Profissão: fogueteiro

Perguntei no nível básico se achavam que alguma profissão devia ser melhor paga do que é atualmente. Alguém me deu esta resposta, de que gostei muito. Muito obrigado a ela pelo contributo. 

Eu acho que uma das profissões que não é muito bem paga é a de fogueteiro porque é uma profissão de muito risco para as pessoas que trabalham nisso e para aqueles que vivem muito perto das fábricas de foguetes. Além disso, um erro pequenino pode produzir uma grande explosão.

Aliás, os fogueteiros são os encarregados de lançar os foguetes nas festas, e se houver algum erro, podem matar alguém ou provocar un incêndio. É uma profissão de muito risco, e por isso penso que devem ter melhor soldo do que têm. 


Fonte da Imagem: elprogreso.galiciae.com

* Por acaso, quando procurava imagens de fogueteiros na Internet deparei-me com muitas fotografias de polícias e criminosos brasileiros. Pesquisando mais, vim a saber que no Brasil, a palavra "fogueteiro" é também usada neste sentido: 

Olheiros que soltam foguetes nos morros [Neste contexto, as favelas] para avisar os traficantes das diligências policiais e, com isso, favorecer a escamoteação dos tóxicos para garantir a sua posterior distribuição e venda e evitar a prisão dos traficantes (Fonte: Dicionário Informal). 

Ou, ainda na mesma fonte: 

Menino que auxilia no tráfico de drogas, soltando um rojão, que informa tanto os traficantes quanto os moradores da presença de policiais (canas, coxas, PM, os home, etc) na favela. 


Com certeza não era destes fogueteiros que falava a estudante do nível básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário