sábado, 3 de maio de 2014

Os Porquinhos do Planeta Lusitânia.


Pedi aos estudantes do básico que aproveitassem a Páscoa para ler um livro e escrever um pequeno texto a imaginar que eles próprio tinham entrado dentro da obra. Eis um dos exemplos que me chegaram, da turma do básico das 20h30.

Num futuro distante, a humanidade expandiu-se por 100 planetas.
O planeta chamado Lusitânia foi colonizado por pessoas do Brasil, por isso as línguas oficiais são o português e stark (língua comum a todos os humanos).
Eu sou um Porquinho. Os primeiros colonizadores confundiram-nos com um animal da Terra. Eles ficaram muito surpreendidos ao comprovar que somos inteligentes. Somos a segunda espécie inteligente que os humanos topam, e como a primeira a exterminaram, eles são muito protetores connosco. Os terrícolas não querem influir em nós. Quase não se relacionam connosco, e por isso eles não sabem como vivemos. 


Fonte da imagem: http://agendadolivro.blogspot.com.es/2011/06/em-meu-primeiro-posto-vou-falar-nao-de.html
No meu nascimento, a minha mãe deu a vida por mim, permitindo que me alimentasse dela. Na minha primeira vida, vivi dentro da árvore-mãe, alimentando-me da seiva. Esta vida é de escuridão total. Era uma larva.
 Depois, quando saí da árvore, foi com a forma de porquinho. Nesta etapa da vida, estou no meio do caminho para a luz.
Gosto muito de brincar, subir às árvores, e passear pela floresta. Às noites costumo ir até à colónia dos humanos para espiá-los.
Desejo passar à terceira vida. passarei se consigo ser um herói de guerra, ou contribuir com algo lucrativo para a nossa sociedade. Eu estou a investigar aos humanos. Quero conseguir para o nosso povo alguns dos segredos dos homens para melhorar as nossas vidas. Se o faço, vão-me dar passo a nova vida.
A Transformação à terceira vida consiste em que um amigo me abre a barriga, e espalhará os órgãos pelo chão. Da minha coluna vertebral brotará uma árvore. Vou-me converter nelas, viverei muitos anos, serei adorado e poderei ser pai de muitos porquinhos. Sendo árvore pai, são consciente de tudo o que me rodeia, podendo falar com os porquinhos, e assim assessorar as minhas crianças.
Nesta vida, gostarei muito de apanhar sol. Chegarei à luz. Serei uma árvore.

Sem comentários:

Enviar um comentário