sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pontuação (III) MAS

MAS costuma dar algum probleminha na hora de pontuar. Neste caso a solução é bem simples. 
 

Regra geral, SIM usamos vírgula ante de mas. É assim que temos de pontuar quando MAS é uma conjunção adversativa:




 Fonte da imagem:  http://www.colegioweb.com.br/



O movimento de Jonas Savimbi rejeita a acusação, mas aparentemente já não convence ninguém .

Os problemas e dramas que nesses novos países depois ocorreram não se devem ao reconhecimento da sua independência, mas sim a outros factores, como as intervenções estrangeiras e às tentativas de lhes impor novas formas de colonialismo, através de mobutus ou savimbis ao seu serviço.

Os vinte milhões de desempregados na União Europeia não são um acidente do capitalismo, mas o seu modo de funcionamento .



(Exemplos tirados do Corpus do jornal Avante


Não é usada a vírgula quando o “mas” tem valor enfático ou contrastivo, em construções do tipo de: Estou cansado de quixumes. Eu quero mas é viver (= o que eu quero é viver)



Por razões estilísticas, não se recomenda usar MAS para iniciar frases e  parágrafos.  

Em muitos casos, no entanto, todavia, contudo, porém, podem realizar essa função. Entre parágrafos também encontramos às vezes Ora bem, Ora, ou



Preferia comprar alimentos de produção biológica, mas nem sempre tenho tempo para ir às lojas adequadas. OK


Preferia comprar alimentos de produção biológica. No entanto, nem sempre tenho tempo para ir às lojas adequadas. OK


*** Preferia comprar alimentos de produção biológica. Mas nem sempre tenho tempo para ir às lojas adequadas.
  • (Recomenda-se não usar "mas" como no terceiro exemplo, exceto que se pretenda propositadamente causar um efeito de estilo)

Sem comentários:

Enviar um comentário