quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sou um rio (Rio São Francisco)

Na tarefa "sou um rio" propunha-se virar rio para se apresentar em primeira pessoa. 

Cá temos um dos grande rios do Brasil a se apresentar. Muito obrigado a quem escreveu. 

O Rio São Francisco (O Velho Chico)


Para os índios sou o rio Opará, o rio mar, mas também sou o Velho Chico para o povo brasileiro. Américo Vespúcio descobriu-me em 1501 e deu-me o nome de São Francisco. Franceses e Holandeses frequentaram a minha foz. O primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha, escapou à morte num naufrágio na minha foz, só para ser devorado depois pelos índios Caetés.



Após a descoberta de ouro no estado de Mina Gerais, fui usado como rota de entrada ao interior do país. É por isso que sou chamado rio da integração nacional. Guiados pela cobiça, os colonizadores, em luta contra a bandidagem, foram queimando aldeias e quilombos, dizimando os índios e escravos fugidos.



Uma outra alcunha que eu tenho é rio currais, pois era o gado do nordeste o que descia o rio até ao litoral.




Fonte da Imagem: Wikipédia. 


No meu curso médio atravesso o sertão, e apesar da falta de chuva e o calor, mantenho-me perene. Após percorrer mais de 2.800 Km, desaguo no oceano Atlântico.

(Turma de intermédio II das 9h00)

Não deixem de ler o maravilhoso poema de Carlos Drummond de Andrade sobre o rio: Águas e Mágoas do Rio São Francisco:  

Eis várias músicas sobre o Rio São Francisco.


Riacho do Navio, do legendário Luís Gonzaga, Rei do Baião. 

 
 Petrolina e Juazeiro, duas cidades de dois estados, Pernambuco e Bahia, unidas ou separadas pelo rio? 

Fogo! Como gosto desta música!


Música do Rio São Francisco por Renata Cruz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário