terça-feira, 27 de maio de 2014

Pontuação (I)


PONTUAÇÃO - 1

Nos trabalhos escritos é frequente deparar-me com problemas de pontuação. Deixar-vos-ei cá algumas atividades para corrigir falhas básicas nessa área. 

Regra geral, duas frases independentes SEPARAM-SE com pontos ou LIGAM-SE com conectivos. 
Nalguns casos particulares, podemos fazer a ligação com vírgula, ponto e vírgula, dois pontos ou travessão. 

Se tiveres insegurança com a pontuação, acautela-te antes de ligar frases diferentes com vírgulas.Não em todos os casos é possível fazer essa ligação.




FRASE. FRASE. O Zé foi pescar uma lampreia hoje de manhã. Os preços no mercado tinham subido muito. 


FRASE E FRASE.
O Zé foi pescar uma lampreia hoje de manhã porque os preços no mercado tinham subido muito.


FRASE, FRASE.
(com sujeitos diferentes)
O João foi hoje pescar uma lampreia, os preços no mercado tinha subido muito, demorou duas horas a chegar à zona do rio que tinha as pesqueiras...

* Acumulação incorreta de frases 

a) Separa em cada caso cada uma das duas frases. Separa-as com pontos ou liga-as com as conjunções porque, que, qual ou e onde for possível, fazendo as alterações necessárias. Nalguns casos há mais possibilidades de ligação do que as referidas na chave da atividade. 

A Joana sonhava com regressar a mãe dela estava doente.

O Pedro tem dezasseis anos a Joana acha-o muito bonito.

A Ana não ouviu nada a cadela estava estendida numa cadeira de lona no terraço.

Então berrei ao meu filho ele queria mergulhar naquelas águas cheias de lampreias.

O casal tinha um restaurante que se chamava Lampreia o tal restaurante ficava no cimo da montanha.

O Pedro não gostava de lampreia um dia uma lampreia começou a falar com o Pedro em latim clássico.

Os donos da casa tinham muito dinheiro e comiam sempre lampreias nós íamos pescar no Minho para ele.

Eu queria estudar deram-me uma bolsa da universidade de Coimbra.


CHAVE

A Joana sonhava com regressar. A mãe dela estava doente. 
 
A Joana sonhava com regressar porque a mãe dela estava doente.

O Pedro tem dezasseis anos. A Joana acha-o muito bonito.

O Pedro tem dezasseis anos e a Joana acha-o muito bonito.

A Joana acha muito bonito o Pedro, que tem dezasseis anos.

A Ana não ouviu nada. A cadela estava estendida numa cadeira de lona no terraço.

A Ana não ouviu nada porque a cadela estava estendida numa cadeira de lona no terraço.

Então berrei ao meu filho. Ele queria mergulhar naquelas águas cheias de lampreias.

 Então berrei ao meu filho porque ele queria mergulhar naquelas águas cheias de lampreias.

O casal tinha um restaurante que se chamava Lampreia. O tal restaurante ficava no cimo da montanha.

O casal tinha um restaurante que se chamava Lampreia, que/o qual ficava no cimo da montanha.

O Pedro não gostava de lampreia. Um dia uma lampreia começou a falar com o Pedro em latim clássico.
Os donos da casa tinham muito dinheiro e comiam sempre lampreias. Nós íamos pescar no Minho para eles .

Eu queria estudar. Deram-me uma bolsa da Universidade de Coimbra.

Eu queria estudar, e deram-me uma bolsa da Universidade de Coimbra.

1 comentário: