quarta-feira, 20 de abril de 2022

Acentuação (I) - Palavras agudas ou oxítonas acabadas em a, e, o

Acentuam-se as palavras agudas acabas nas letras o - e - a (po-e-ta), de uma ou mais sílabas, seguidas ou não de -s-. O acento é a agudo se a vogal for aberta e circunflexo de for fechada. 

* Palavras como comê-lo ou esperá-la são consideradas agudas, acabando, no que toca à acentuação, antes do hífen. No caso dos chamados pronomes mesoclíticos cada elemento do verbo tem autonomia acentual: vê-lo-ás. 

 

1. Vamos começar com algo simples: ouve esta lengalenga e localiza, com base no ouvido, palavras que se escrevem com "ê". Depois verifica na chave no fim do post: 

 

 

2. Agora coloca o acento sobre as palavras agudas que precisem dele: 

ele da // ela esta la // cafe // atraves // noruegues // tabu // perdi // 

quero bebe-lo // não deves julga-lo // magoei-me o pe // escreve-se com pe //

o meu avo // a mina avo // os meus avos (ele e ela) // os meus avos (ele e ele)

so tem 20 anos // o moinho tem uma mo //


Chave da atividade 1:

Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
E falava francês
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Um gato maltês
Saltou-te às barbas
Não sei que te fez
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Um gato maltês
Tocava piano
Falava françês
A dona da casa
Chamava-se Inês
O número da porta era o 33!
Queres que te conte outra vez?
Era uma vez
Uma galinha perchês
E um galo francês
Eram dois
Ficaram três
Queres que te conte outra vez?

* Repara que fez e vez não são acentuados por acabarem em "z". 

* Muitos gentílicos de nacionalidade seguem o padrão de "maltês": francês, inglês, português. 

 

Chave da atividade 2 

ele dá // ela está lá // café // através // norueguês // tabu // perdi // quero bebê-lo // não deves julgá-lo // magoei-me o pé (parte do corpo) // escreve-se com pê (letra) // o meu avô // a mina avó // os meus avós (ele e ela) // os meus avôs (ele e ele) // só tem 20 anos // o moinho tem uma mó

Sem comentários:

Enviar um comentário