domingo, 17 de abril de 2022

Operação Portugal - Vocabulário da roupa e acessórios

A relações entre Portugal e a França dão pano para mangas, isto é, vão-nos permitir falar muito. O filme apresentado neste tráiler não é o primeiro que reflete alguns lugares-comuns do portugueses na França. 

1. Vê o tráiler e escreve nomes de profissões refletidas ou sugeridas pelas imagens. Se estiveres com alguém, conversa sobre os clichés que poderão estar relacionados com Portugal na França.

2. Repara na correção feita da palavra Portugal e imita a pronúncia correta. 


 3. Com base nas IMAGENS, Indica em que ordem aparecem pela primeira vez no vídeo as peças de roupa, acessórios e elementos de descrição física referidos na lista em baixo:

Para realizar a atividade: a) Procura previamente o significado das palavras que não conheças; b) Escreve todos os nomes à mão numa folha, e vai anotando os números de aparição de cada elemento enquanto vês o vídeo. 

auscultadores (ou "fones") e fato preto

balaclava ou passa-montanhas 

batom (nos lábios)

bigode

brinco(s) e touca de cabelo (africana)

camisa aos quadrados  (vermelha e preta)

camisa preta com riscas claras

camisola de futebol e cachecóis da Seleção Nacional

capacete vermelho

cinto (de grande tamanho)

coldre

colete

corrente (ao pescoço)

farda e boné

homem careca de olhos azuis, com casaco e gravata

leque

luva cor-de-rosa 

paramentos religiosos 

peúgas pretas

puxo (de cabelo) 



Chave da atividade 3.

1. farda e boné. 2. brinco(s) e touca de cabelo (africana). 3. batom (nos lábios). 4. coldre (onde é guardada a pistola) 5. balaclava ou passa-montanhas. 6. colete. 7. homem careca de olhos azuis. 8. bigode. 9. puxo. 10. capacete vermelho. 11. cinto. 12. bigode. 13. Corrente ao pescoço. [vê-se depois com mais clareza]. 14. Auscultadores. 15.peúgas pretas. 16. camisola de futebol e cachecóis. 17.camisa preta com riscas claras. 18. paramentos religiosos. 19. leque. 20. luvas cor-de-rosa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário