quarta-feira, 13 de abril de 2022

Voo noturno, de Jorge Palma, e Antoine de Saint-Exupéry

A atiVidade que proponho hoje Veio pelo ar:

Imagino que alguns de Vocês poderão fazer alguma pequena ou grande Viagem nestes dias, nem que seja dar um passeio pelas redondezas da cidade, uma breVe Vadiagem para descontrair um bocado. 

O Voo noturno do Jorge Palma fala-nos do que sabemos ao descolar numa Viagem, e nas boas surpresas que estão à nossa espera ao aterrar. 

Vejam como isto é bonito, com futuro do conjuntivo até: "O nariz do aVião só obedece a quem quiser".

Oiçam a música, e anotem, apenas com o ouVido, todas as palaVras com V. Depois, Verifiquem na chaVe de respostas. A seguir, façam uma frase com todas essas palaVras e pratiquem a pronúncia. 

Tudo a postos? As hélices estão a...

 

 Eis a letra da música do Jorge Palma.

O Voo noturno do Jorge Palma foi inspirado pelo livro homónimo do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry., sim, esse, o autor do Principezinho. Nesta entrevista fala-se na relação do autor com a aviação:

 

Mas há mais! O cantor francês Calogero também fez uma música que se chama Voler de nuit (eis a letra) onde Saint-Exupéry é citado


Quer tenham, quer não, estudado formalmente francês, nada impede que fruam desta música. Afinal, como se diz nela,  "ver o mundo do alto, é ver aquilo que nos une", e uma língua sempre tem pontes para outras.

A maior parte das variedades do português e do francês têm o som do "v" em comum. Por isso, se querem aceitar um desafio ainda maior, tentem localizar na música francesa algumas palavras com "v". 

Chave (Voo noturno): vejo, levo, voo, vou, nuvens, leve, ver, ferver, avião, revendo, vem, vivi, leve.  

Chave (Voler de nuit): rêve, voler, vu, voire, vide, civiles, s'il-vous-plaît. réveil.

Sem comentários:

Enviar um comentário