segunda-feira, 21 de março de 2022

Dar ênfase na frase - A clivagem, "cá" e "lá"

É de mau gosto dividir as pessoas em categorias e generalizar sobre elas. Ora bem, é verdade que há quem goste mais de sardinhas, e há quem prefira trutas. 

Eu gosto É de trutas!

Reparaste nesse É? Serve para dar ênfase, bem como os temperos servem para realçar os sabores da receitas.

Eis outros exemplos:

Não gosto muito de comer marisco. É de trutas assadas no forno QUE eu gosto

(Demos realce ao objeto)

A Joana gosta de robalo grelhado. O Leonel É QUE gosta de trutas com amêndoas.

(Demos realce ao sujeito) 

A Joana gosta de amêijoas à Bulhão Pato. Sou eu QUEM gosta de trutas à moda da Serra de Arganil.

Estas são as chamadas construções de clivagem. No Ciberdúvidas podes encontrar mais exemplos:

Outros recursos para dar ênfase:

Ela gosta de robalo grelhado. Eu CÁ gosto de trutas / Nós CÁ gostamos...

Eu queria um dose de trutas recheadas com chouriço e presunto. Tu LÁ é que querias os caracóis, não querias?

* Lembra-te de que "Sei lá" quer dizer "não sei", "não faço ideia". 

Sabe-se lá quando voltaremos a comer trutas à transmontana ao pé do rio!


Está feito. Bom apetite!

Agora tu É QUE fazes frases deste tipo com os teus pratos preferidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário