Pega num papel, numa caneta e faz um esquema com os tipos de vacinas referidos e as doenças que pode prevenir cada um deles:
Primeira geração:
Segunda geração:
Terceira geração:
Chave de respostas:
O objetivo comum é o mesmo: conferir uma proteção imunogénica contra os vírus ou bactérias.
1. Inoculação de vírus. Os vírus são inativados em sistemas de cultura. Depois são inoculados. O organismo reconhece a estrutura bioquímica e faz uma resposta imunológica, que vai conferir proteção futura se houver exposição ao vírus. Sarampo.MMR (Vacina tríplice contra sarampo, caxumba/papeira e rubéola)
2. O vetor é outro vírus que não causa doenças. Dentro do vírus são introduzidas algumas partículas do agente etiológico que se quer combater, para que o sistema imunológico gere uma reação a partes. Hepatite.
3. Vacinas de rna e dna/adn (ácidos nucleicos). Fragmento de RNA mensageiro, colocado numa cápsula de gordura para não ser inativado. Quando inoculado, o fagócito fagocita a substância e orienta a célula / indica quais partículas deve produzir. É como um manual para produzir determinadas partes do vírus. Você pode calibrar quais as partes que quer que o organismo produza.
Definições:
Fagocitose
Inocular
Sem comentários:
Enviar um comentário